Após 21 edições, por que o BBB ainda causa tanto interesse?
- Alexia Lucena
- 18 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Pessoas que não se conhecem, vindas de lugares e com histórias diferentes, trancadas em uma casa e observadas por câmeras 24 horas por dia... você provavelmente já ouviu falar do Big Brother Brasil.
Há quem considere o reality show um entretenimento fútil, contudo o programa está no ar há 21 edições (uma por ano), mantendo altos índices de audiência. Mas o que causa todo esse fascínio e curiosidade do público?

Do ponto de vista psicológico, o programa é interessante por reproduzir, através de mais de 30 câmeras, vivências comuns a todos. Acompanhar as tramas sociais que experimentamos diariamente, seja no trabalho ou na família, e assistir como alianças e traições se formam é hipnotizante.
Seres humanos anseiam por aceitação e temem a rejeição e estar no papel de observador desses dilemas gera identificação e alívio, por simultaneamente testemunharmos situações semelhantes a que vivemos e nos afastar das nossas próprias angústias. E nas últimas edições a entrada de pessoas famosas no elenco intensificou essas sensações.
Além desses fatores, o programa provoca questionamentos sobre como agiríamos em determinada circunstância, se seriámos nós os eliminados na primeira semana de jogo ou se faríamos as melhores alianças. Julgamento, empatia, aceitação e rejeição, são os elementos que mantém o BBB interessante.
Alexia Lucena | CRP: 06/123262
Psicoterapia e Avaliação neuropsicológica
Comentários